Audio Delirium: oitavas e riqueza rítmica em Prestem Muita Atenção

Dj Ygo Anderson, Bruno Miranda, Thiago Teles e Gabriel Palma (da esquerda pra direita)

Audio Delirium é uma banda formada em 2003 em Brasília por Thiago Teles, Bruno Miranda, DJ Ygo Anderson e Gabriel Palma. A ideia partiu de Thiago Teles que, influenciado pelo estilo Trip Hop, criou batidas no programa Reason.

Trip Hop

O Trip Hop é um estilo caracterizado pela combinação da música eletrônica em downtempo (lenta) com músicos tocando ao vivo instrumentos convencionais e acústicos. Algumas das bandas desse movimento são Portishead, Lovage e Massive Attack.

Primeira formação

A primeira formação da banda foi com Thiago Teles nos teclados e programações eletrônicas, Bruno Miranda no groove do baixo, DJ Ygo Anderson nas pick-ups e Gabriel Palma nas guitarras. Os ensaios eram ao ar livre na casa de Thiago Teles, na QI 28 do Lago Sul, com uma bela vista para o Lago Paranoá. As tardes ensolaradas e noites estreladas contribuíram muito para as composições das músicas em janeiro de 2004.

Apresentações

Audio Delirium na calourada do UniCEUB: Bruno Mirando, DJ Ygo Anderson e Gabriel Palma (da esquerda pra direita)

A banda fez algumas apresentações. A primeira foi na calourada da faculdade UniCEUB em um palco bem grande e quase sem plateia devido ao horário: seis horas da manhã. Após o show, Bruno e Gabriel foram nadar no Lago Paranoá, prática que se tornou comum entre alguns membros do Audio Delirium.

Audiovisual

A proposta da banda era unir o som com o visual. Por conta disso, Thiago Teles, que é VJ, editou um vídeo para a música Prestem Muita Atenção. A inspiração para as imagens veio da revolta social brasileira e de autores como Sigmund Freud, Michel Foucault e Wilhem Reich, temas que estavam sendo estudados pelos integrantes da banda, na época na faculdade de Comunicação Social.

Prestem Muita Atenção

A guitarra de Prestem Muita Atenção é feita com oitavas, tocando a mesma nota em duas oitavas diferentes, uma grave e uma aguda, na quarta e na segunda corda da guitarra, respectivamente. Há também um uso de síncopes, com o deslocamento da nota para o contratempo e a prolongação dessa nota até o próximo tempo. Cordas abafadas com a mão esquerda são utilizadas entre as notas para dar uma riqueza rítmica. Toque essa parte com bastante swing como se estivesse tocando um funk.

Trecho de Prestem Muita Atenção de Audio Delirium

3 Responses to “Audio Delirium: oitavas e riqueza rítmica em Prestem Muita Atenção”

  1. Alessandra Oliveira Says:

    Parabéns pela banda!
    Adoro o som de vocês! Voltem a ensaiar logo ( e me convidem para o ensaio, rs) !!!

    Bjs!

    http://aescriba.wordpress.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: