Stairway To Heaven: um clássico da guitarra

Robert Plant e Jimmy Page com sua Gibson EDS-1275 de dois braços para não ter que parar entre as partes de seis e doze cordas de Stairway To Heaven

Quando Jimmy Page compôs Stairway To Heaven com Robert Plant em 1970 na fazenda Bron-Yr-Aur, no País de Gales, ele talvez não imaginasse o impacto que essa música do Led Zeppelin teria na história do rock. Todo sucesso associado a ela é pouco. Para citar alguns feitos, ela é a partitura musical mais vendida do gênero, uma das músicas que mais tocou nas rádios e uma das mais executadas por guitarristas, sendo quase que uma obrigação para esse instrumentista tê-la no repertório.

No filme Quanto mais idiota melhor (Wayne’s World) há inclusive uma brincadeira sobre a maneira exaustiva que ela já foi tocada. Quando Wayne começa a tocá-la com a Fender de seus sonhos em uma loja de música, o vendedor aponta para uma placa que diz: “No Stairway To Heaven”, ou seja, não toque Stairway To Heaven. E isso não é só nos filmes que acontece, há lojas que tem essa regra devido ao abuso que os guitarristas fazem dessa música.

Brincadeiras à parte, não foi desde o começo que ela deslanchou. Segundo o baixista do Led Zeppelin, John Paul Jones, durante a primeira apresentação pública em 1971 no Ulster Hall de Belfast, na Irlanda do Norte, a plateia estava esperando por uma música conhecida e não se impressionou com Stairway To Heaven. De acordo com Page, a primeira vez que a plateia aplaudiu de pé ao ouvir a música foi no Fórum de Los Angeles, nos Estados Unidos, antes do disco sair.

Música

Stairway To Heaven tem várias partes distintas, sendo a primeira uma introdução calma que desenvolve até a segunda, uma parte lenta mas elétrica, até chegar a um solo de guitarra longo, seguido de uma parte rápida que dá ênfase aos vocais de Robert Plant, terminando com And she’s buying a stairway to heaven cantado lento.

A primeira parte da música tem um dedilhado em uma guitarra de seis cordas com uma flauta doce. Esse dedilhado tem uma linha de baixo cromática descendente (Lá-Sol#-Sol-Fá#-Fá-Mi).

Entendendo a linha cromática descendente

O primeiro baixo, Lá, é a tônica do acorde de Lá menor.

O segundo baixo Sol sustenido, a terça maior do acorde de Mi maior com sexta menor.

O terceiro baixo, Sol, é a quinta justa do acorde de Dó maior.

O quarto baixo, Fá sustenido, é a terça maior do acorde de Ré maior.

O quinto baixo, Fá, é a tônica do acorde de Fá maior com sétima maior.

O sexto acorde é um Sol maior com baixo em Si, a terça maior do acorde de Sol maior.

O sétimo acorde é um Lá menor, encerrando a linha de baixo cromática com Mi.

Stairway To Heaven

Parte A 2x

Parte A

Parte B

Parte B

Parte A
There’s a lady who’s sure all that glitters is gold
And she’s buying the stairway to heaven.
When she gets there she knows, if the stores are all closed

With a word she can get what she came for.

Parte B
Ooh, ooh, and she’s buying the stairway to heaven.

There’s a sign on the wall but she wants to be sure
‘Cause you know sometimes words have two meanings.

Parte A

In a tree by the brook, there’s a songbird who sings,
Sometimes all of our thoughts are misgiven.

Instrumental

Parte C

Parte C

Ooh, it makes me wonder,
Ooh, it makes me wonder.

Parte D

Parte D

There’s a feeling I get when I look to the west,
And my spirit is crying for leaving.
In my thoughts I have seen rings of smoke through the trees,
And the voices of those who stand looking.

Parte C

Ooh, it makes me wonder,
Ooh, it really makes me wonder.

Parte D

And it’s whispered that soon if we all call the tune
Then the piper will lead us to reason.
And a new day will dawn for those who stand long
And the forests will echo with laughter.

Parte C

Ooh

Parte D
If there’s a bustle in your hedgerow, don’t be alarmed now,
It’s just a spring clean for the May queen.
Yes, there are two paths you can go by, but in the long run
There’s still time to change the road you’re on.

Parte C

And it makes me wonder.

Ooh

Parte D

Your head is humming and it won’t go, in case you don’t know,
The piper’s calling you to join him,
Dear lady, can you hear the wind blow, and did you know
Your stairway lies on the whispering wind.

Parte E

Parte E

Parte E (cont.)

Solo – Parte F

Parte F

And as we wind on down the road
Our shadows taller than our soul.
There walks a lady we all know
Who shines white light and wants to show
How everything still turns to gold.
And if you listen very hard
The tune will come to you at last.
When all are one and one is all
To be a rock and not to roll.

4X

And she’s buying the stairway to heaven.

5 Responses to “Stairway To Heaven: um clássico da guitarra”

  1. Marcelo Ambrosio Says:

    Muito bom. Eu sempre sonhei em conseguir fazer o solo do Jimmy Page, tanto que no show do Now era a minha parte de solo. Parabéns Gabriel, o blog é muito bom.

    • gabrielpalmaguitar Says:

      Muito obrigado, Marcelo. Fico feliz em ter seu comentário por aqui, afinal, foi você quem me inspirou a fazer o blog. Abraço!!!

  2. Alessandra Oliveira Says:

    Jimmy Page tem solos deliciosos de se ouvir, é genial!
    Led Zeppelin é uma de minhas bandas favoritas!

    Adorei o post apesar de não sacar nada de teoria musical. Meu coração pertence ao rock n’ roll !🙂
    Adoro ler seus posts! não pare de escrever!

    De sua amiga e fã n° 1,

    http://aescriba.wordpress.com (!)

    Beijos!

    • gabrielpalmaguitar Says:

      Alessandra, espero que você possa aprender um pouco de teoria musical com meus posts.
      É muito bom ter você como fã n° 1.
      É muito interessante a sua opinião sobre a relação de Jimmy Page com a guitarra e Robert Plant nos vocais.

      • Alessandra Oliveira Says:

        Ah, sim… Eu disse que eles fazem sexo um com outro na música (será que era só na música?)! HAEHUAEUA! É só ouvir como o Plant geme junto da guitarra do Page, ui! rsrsrs… Fantástico!

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