Morrem 3 rockeiros

Três rockeiros representativos já morreram em 2010. Primeiro foi o vocalista da banda soturna Type O Negative, Peter Steel, que aos 48 anos sofreu um ataque cardíaco em 14 de abril. Com sua banda, Steele tinha músicas como Everyone I Love Is Dead.

Peter Steele, da banda Type O Negative: morto aos 48 anos

O próximo rockeiro a morrer foi Dio em 16 de maio. Ronnie James Dio havia sido vocalista de várias bandas, mas deixou seu legado com Black Sabbath, banda em que foi o segundo vocalista mais famoso, perdendo somente para o original e imbatível em popularidade Ozzy Osbourne, muito embora alguns argumentem que a técnica de Dio seja superior a esse Rei das Trevas. Dio ficou conhecido por tratar os seus fãs super-bem.

Ronnie James Dio: popularizou os chifres do diabo com as mãos

Para quem não conhece o trabalho de Dio, eu recomendo assistir ao DVD Live From Radio City Music Hall que registra um show de 2007 da volta dele com Black Sabbath sob o nome de Heaven And Hell devido a problemas jurídicos com Ozzy, leia-se também Sharon, sua esposa manda-chuva. O nome adotado é em função do disco homônimo Heaven And Hell e de canção homônima também. Esse disco de 1980 foi o primeiro de Black Sabbath com Dio e vice-versa e essa canção virou não só umas das mais populares da banda mas também do gênero heavy metal, sendo a sua melodia cantada por públicos de outras bandas em shows.

Tony Iommi no show do Heaven And Hell no Radio City Music Hall em Nova York

O show do Radio City Music Hall capturou um grande momento da banda aquecida, com o guitarrista Tony Iommi tocando com seus dedos médio e anelar da mão direita, que usa para o braço da guitarra (ele é canhoto), de pontas de próteses plásticas. Isso foi devido ao acidente que sofreu quando jovem em um trabalho na indústria metalúrgica ao operar uma máquina compressora de metais. Era o último dia de trabalho dele e, como não estava fazendo nada, alguém pediu para ele fazer aquilo e, apesar de não possuir experiência, aceitou e se prejudicou, mas não desistiu da carreira de guitarrista, o que não deixa de ser um exemplo de superação. Ele estava próximo de uma das primeiras turnês do Black Sabbath.

Heaven And Hell: a volta de Black Sabbath com Dio e Vinny Appice

Eu não pude ir ao show do Heaven And Hell em Brasília que aconteceu no dia 13 de maio de 2009 no Ginásio Nilson Nelson. Imagino a loucura de ouvir e ver em todos os sentidos ao vivo músicas como After All (The Dead), a primeira que abre o show no Radio City Music Hall, tirada do disco criticado de 1992 Dehumanizer, I, também desse disco, e outras como The Mob Rules do disco homônimo, The Sign Of The Southern Cross e Voodoo, também desse disco, e Neon Knights, do disco Heaven And Hell.

Capa do disco Heaven And Hell

Quem quiser ir além também pode também ouvir a carreira solo de Dio com músicas ótimas como Holy Diver, Rainbow In The Dark, Stand Up And Shout, Don’t Talk To Strangers, todas do disco de estreia da banda Dio de 1983 que contou com Vivian Campbell, atualmente do Def Leppard, na guitarra. Também é bom ressaltar que o baterista desse disco é Vinny Appice, que entrou no Black Sabbath junto com Dio para gravar o disco Heaven And Hell quando Ozzy Osbourne e Bill Ward saíram, e saiu com Dio para a banda Dio e voltou novamente com Dio na última formação do Black Sabbath.

Capa do disco Holy Diver

Conflitos com Ozzy

Vinny Appice é irmão de outro grande batera, Carmine Appice, que tocou e brigou com Ozzy. Segundo Chris Nickson no livro Ozzy – A incrível história de Ozzy Osbourne de louco do heavy metal a pai do ano na série The Osbournes da MTV, há uma história de que Sharon mandou furar a cara dele em estampas de camisetas que tinha feito para serem vendidas nos shows de Ozzy, em mais um ato de escândalos super-protetores de Sharon com Ozzy. Houve também um incidente em um Ozzfest, festival de bandas organizada por Sharon, em que ela teria mandado funcionários da equipe tacarem ovos e outros objetos na grande banda inglesa Iron Maiden, além de desligar o equipamento de som antes do término do show. Tudo para que os outros não ofuscassem Ozzy. Coitado!

Ozzy Osbourne: marido de esposa super-protetora e encrenqueira

Uma música engraçada para ser ouvida cantada por Dio é Dream On de Aerosmith no disco Tribute To Aerosmith de 1999. Quem toca guitarra é Yngwie Malmsteen. A emissora de rock Kiss FM costuma soltar uma vinheta com um trecho dessa música. Segundo Dio, foi ele quem inventou os chifrinhos do diabo nas mãos. Parece que esse é um sinal de insulto na Itália, de onde Dio tem descendência.

Paul Gray, baixista do Slipknot, sempre mascarado, morreu aos 38 anos

A terceira morte rockeira neste ano, no dia 24 de maio, foi do baixista da banda norte-americana Slipknot, de Des Moines, Iowa. O rockeiro foi encontrado em um quarto de hotel e não foi reconhecido. Paul Gray morreu aos 38 anos e ainda não há suspeita da causa da morte. Ele era o único membro da banda que não havia nascido em Des Moines, Iowa, tendo nascido em Los Angeles, Califórnia, e se mudado para Des Moines na infância.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: