Cinderella

 

Cinderella é uma banda americana de heavy metal da Philadelphia, Pennsylvania. Eles começaram nos anos 80 e tiveram álbuns multi-platina e seus vídeo-clipes estavam constantemente na MTV.

1983 e 1985

Cinderella foi formada em 1983 por Tom Keifer (cantor, compositor, tecladista e guitarrista), Eric Brittingham (baixista), Michael Smerick (guitarrista) e Tony Destra (baterista). Em 1985, Smerick e Destra deixaram a banda para formar a banda Britny Fox. Cinderella fez sucesso quando Jon Bon Jovi viu eles tocarem no Empire Rock Club e recomendou que o seu A&R Derek Shulman visse eles. Ainda nesse ano, com um contrato de gravação com Mercury/Polygram Records, Jeff LaBar (guitarrista) e Jim Drnec (baterista) entraram para a banda.

1986 e 1987


Durante a gravação do álbum de estréia Night Songs, o baterista Jody Cortez foi chamado para ajudar. No final da gravação, Drnec foi substituído pelo baterista da banda London Fred Coury, que está na capa do disco e fez a turnê com a banda. Night Songs foi lançado em 2 de agosto de 1986 e foi disco de platina três vezes, chegando a vender 50 mil cópias por semana! O álbum chegou a número três no Billboard de 1987.

A primeira turnê de Cinderella foi em 1986. Junto com a banda Poison, abriram shows para a banda japonesa Loudness. Em 1987, abriram shows para David Lee Roth (Van Halen) e Bon Jovi na turnê de Slippery When Wet. Ainda nesse ano, a banda tocou no Japão, Escandinávia e no festival Monsters Of Rock na Inglaterra e na Alemanha.

1988


Em maio de 1988, lançaram o disco Long Cold Winter, que em pouco mais de seis meses vendeu dois milhões de cópias nos Estados Unidos. Esse disco teve a participação dos bateristas Cozy Powell (Rainbow, Ozzy Osbourne, ELP e Black Sabbath) e Denny Carmassi (Heart, Montrose, Coverdale/Page), do tecladista Tom Webster (Aerosmith, Alice Cooper) e do percussionista brasileiro Paulinho da Costa.

Cinderella tocou no Moscow Peace Festival com Ozzy Osbourne, Scorpions, Mötley Crüe, Skid Row e Bon Jovi.

1990


Em 1990, lançaram o disco Heartbrake Station. Durante a turnê, Fred Coury saiu da banda e entrou na banda Arcade com o vocalista Stephen Pearcy da banda Ratt.

1991, 1994 e 1995


Em 1991, Keifer perdeu sua voz devido a uma paresia nas pregas vocais. Ele fez várias cirurgias para tratar um cisto e uma hemorragia vocal. O baterista Kevin Valentine entrou em 1991 e ficou até 1993. Kevin tocou bateria para o Kiss na música Take It Off do Kiss do disco Revenge e em todas as músicas do disco Psycho Circus tirando Into The Void, tocada por Peter Criss.

Por causa dos problemas de voz de Tom, eles demoraram para lançar o disco Still Climbing. Ele foi lançado em 1994 com Kenny Aronoff (Elton John, Bob Seger, John Mellencamp, Smashing Pumpkins, John Fogerty, Lynyrd Skynyrd, Tony Iommi, Jon Bon Jovi, The BoDeans, Stryper, Puddle Of Mud, The Rolling Stones, Santana, B.B. King, Bob Dylan, Rod Stewart, Alanis Morissette, Ray Charles, Alice Cooper, Meat Loaf, Bonnie Raitt, Ricky Martin, Johnny Cash, Trey Anastasio, Joe Cocker, Melissa Etheridge, Willie Nelson, Vince Gill, Gladys Knight, Jefferson Airplane, The Buddy Rich Big Band) na bateria. Um dos melhores currículos que eu já vi!!!!!!

Ray Brinker assumiu a bateria ao vivo de 1994 a 1995. Como o álbum Still Climbing não fez sucesso devido a um boicote da mídia ao hard rock (o grunge era a bola da vez), a Mercury Records largou a banda, que entrou em um hiato em 1995.

1996


Em 1996, quando a Mercury Records lançou a coletânea Once upon a…, a banda voltou às atividades.

1998 e 1999


Em 1998, Cinderella fez uma turnê nos Estados Unidos. Um dos shows dessa turnê foi gravado e lançado em 1999 pela gravadora Cleopatra Records no disco ao vivo Live At The Key Club.

1999

Em 1999, Cinderella assinou um contrato com John Calodner da Sony Records. Entretanto a gravadora deixou a banda antes da gravação de um disco.

2000 e 2002

Cinderella entrou em turnê em 2000 e em 2002.

2005

Em 2005, Cinderella fez a turnê de verão VH1 Classic Rock Never Stops em 2005 com Firehouse, Ratt e Quiet Riot.

Mercury Records lançou a coletánea Rocked, Wired & Bluesed: The Greatest Hits em CD e DVD.

2006

Em 2006, Cinderella fez uma turnê com Poison.

2008

Em 2008, Cinderella planejava fazer uma turnê com Warrant, Lynch Mob e Lynam, mas em 13 de junho desse ano, Tim Heyne, empresário da banda, falou que a prega vocal esquerda de Tom Keifer estava com uma hemorragia e que seria impossível para Tom cantar naquele momento.

2009

Em 2009, a voz de Tom Keifer voltou ao normal.

2010

Em 2010, Cinderella fez uma turnê de verão.

Atualmente

Eric Brttingham está trabalhando com a banda de sua mulher, Naked Beggars.

Jeff LaBar tem um show de rádio com sua mulher na internet, Late Night With The LaBars.

Fred Coury está na banda Freakshow com Frankie Banali do Quiet Riot.

Tom Keifer está fazendo um disco solo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: