O baixo de Paul McCartney

Höfner modelo de 1961 com os captadores próximos ao braço

Durante a minha aula de guitarra hoje, o meu aluno Pedro Augusto me perguntou qual era o baixo do Paul McCartney. Eu resolvi pesquisar e fazer um post sobre isso.

O baixo que o Paul McCartney usava era o Höfner 500/1 semi-acústico, que começou a ser fabricado em 1956. Ele usou 2 baixos para canhoto durante a sua carreira com os Beatles, um modelo de 1961 com os captadores próximos ao braço até a gravação de With The Beatles, e outro à partir de 1963 com um captador próximo à ponte.

Paul tocou no baixo de 1963 quase que exclusivamente durante a sua carreira com os Beatles, tendo o de 1961, que foi restaurado em 1964, como substituto.

Höfner modelo 1963 com o captador próximo à ponte

Embora, à partir de 1966, Paul começara a usar o baixo Rickenbacker no estúdio, ele fez o filme promo de Revolution (1968) e o documentário de Let It Be (1969) com o modelo de 1961, que infelizmente foi roubado durante as filmagens.

Paul terminou o filme com o Höfner de 1963, que pode ser visto na cena famosa em cima do telhado (rooftop performance), e ele têm usado esse baixo na sua carreira solo até hoje. Veja abaixo um vídeo desse show.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: